O texto tem por objetivo discutir os efeitos que as pinturas eróticas desempenhavam no século XVI. O autor Carlo Ginzburg, exemplifica conclusões de estudiosos acerca das obras mitológicas de Ticiano, discutindo se é lícito ou não defini-las como “intencionalmente eróticos”.
A imagem sempre foi objeto de atenção devido a seu fortíssimo poder de persuasão sobre os indivíduos. A atuação de tais imagens, nesse contexto, assume formas diversas conforme a relação entre a realidade da qual participa o espectador– fruidor e a realidade representada na imagem erótica.
Devido a tais repercussões e a consciência da eficiência das imagens, essa questão tornou-se motivo de preocupação para a igreja católica, pois consciente de tal eficácia, ela queria servi-se delas para restabelecer uma relação com as massas compostas em sua maioria por iletrados.E assim, o autor vai tecendo o texto expondo ‘leituras’ e argumentos, para que ocorra o entendimento e reflexão sobre esse tema tão enigmático.
A imagem sempre foi objeto de atenção devido a seu fortíssimo poder de persuasão sobre os indivíduos. A atuação de tais imagens, nesse contexto, assume formas diversas conforme a relação entre a realidade da qual participa o espectador– fruidor e a realidade representada na imagem erótica.
Devido a tais repercussões e a consciência da eficiência das imagens, essa questão tornou-se motivo de preocupação para a igreja católica, pois consciente de tal eficácia, ela queria servi-se delas para restabelecer uma relação com as massas compostas em sua maioria por iletrados.E assim, o autor vai tecendo o texto expondo ‘leituras’ e argumentos, para que ocorra o entendimento e reflexão sobre esse tema tão enigmático.
Venus and Cupid Whit A Partridge (Ticiano , 1550)
"Leda e o Cisne", de Leonardo Da vinci
"O Rapto de Europa", Ticiano (1532)
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